Página Inicial







 

Portugal: Madre Rita missionária
29 de Maio de 2006

Madre Rita Amada de Jesus (1848-1913) foi beatificada no domingo, 28 de Maio, na diocese de Viseu, sua terra natal. A celebração foi presidida por Dom José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, que pertence a mesma região. A homilia foi acompanhada por milhares de pessoas, que ouviram de Dom José a mensagem de que «a vida cristã é essencialmente missionária e evangelizadora. É neste contexto que Madre Rita acaba de ser elevada às honras dos altares». Madre Rita Amada de Jesus é fundadora do Instituto das Irmãs Jesus Maria e José e sua festa será celebrada a 24 de Setembro.

Madre Rita é lembrada pelas suas expressões «da vida, da cultura, da laboriosidade e religiosidade da gente portuguesa. Depois de instalar colégios em várias dioceses desta pátria, Madre Rita viu o seu Instituto passar para além das fronteiras. Hoje, a obra está também implantada no Brasil, Angola, Bolívia, Paraguai e Moçambique. Ligou o seu país natal aos continentes americano e africano», referiu o prefeito da Congregação da Causa dos Santos.

Dom José Saraiva Martins encerrou a cerimónia dizendo que «os grandes problemas do nosso tempo só poderão ser resolvidos com uma apaixonada acção educativa das novas gerações. Da educação, sobretudo das crianças e dos jovens, depende o futuro de um País, da inteira sociedade. Eis o grande e precioso ensinamento da Madre Rita».

(RONNY MARINOTO)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados webdesign Terra das Ideias