Página Inicial







Mundo: 24 missionários mortos em 2006
2 de Janeiro de 2007

Vinte e quatro missionários morreram de forma violenta em 2006, informou a agência missionária de notícias (FIDES), no fim-de-semana passado.

Entre os mortos, encontram-se sacerdotes, religiosos e leigos de todo o mundo. A maioria das vítimas é de origem sul-americana.

O maior número de homicídios ocorreu em África, onde foram registadas as mortes de nove sacerdotes, uma religiosa e uma voluntária leiga.

Na América foram assassinados seis sacerdotes, uma religiosa e um cooperador salesiano leigo. Na Europa foram mortos cinco religiosos; na Ásia morreram, em circunstâncias violentas, dois sacerdotes e um leigo. E na Oceânia, foi abatido um religioso.

A FIDES evita utilizar o termo «mártires» para não intervir no juízo que eventualmente a Igreja possa fazer dos sacerdotes, assim como por falta de notícias em muitos casos das circunstâncias de suas mortes. A lista dos mortos propõe a recordação e o sufrágio, a fim de que o seu sacrifício não caia no esquecimento, e pelo tributo que deram ao crescimento da Igreja em todas as partes do mundo, ao serviço da promoção humana e da evangelização.

De acordo com a agência noticiosa, «trata-se de uma lista provisória à qual se devem acrescentar aqueles de quem nunca haverá notícias, que sofrem em todos os rincões do planeta e pagam com sua vida a fé em Cristo».

 

Lista dos sacerdotes, religiosos e leigos vítimas de morte violenta em 2006:

01 – O sacerdote burundi Elie Koma, da Companhia de Jesus, foi assassinado a tiros na capital, Bujumbura, na noite de 4 de Fevereiro. Tinha 59 anos.

02 - Andrea Santoro, sacerdote «Fidei donum» de 61 anos da diocese de Roma, foi assassinado em Trebisonda (Turquia), a 5 de Fevereiro de 2006.

03 - Padre José Alfonso Moreira, da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), de nacionalidade portuguesa, foi assassinado a 9 de Fevereiro em Beilundo, Angola. Tina 80 anos.

04 - A 18 de Fevereiro, o sacerdote nigeriano Michael Gajere foi assassinado por um grupo de homens armados em Maiduguri (Nigéria).

05 - Irmã Maria Yermine Yamlean, de 33 anos, das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, natural da Indonésia, foi assassinada a 10 de Março, na cidade de Ambon, capital das Ilhas Molucas.

06 - Padre Eusebio Ferrao, 61 anos, pároco da igreja de São Francisco em Macazana, Goa (Índia), foi assassinado a 18 de Março.

07 - O padre Bruno Baldacci, sacerdote «Fidei donum» da diocese italiana de La Spezia, de 63 anos, foi encontrado morto a 30 de Março em seu quarto na paróquia de Nossa Senhora das Candeias, onde era pároco, em Vitória da Conquista, Bahia (Brasil).

08 - Nos arredores de Córdoba (Argentina) perdeu a vida a 12 de Abril o sacerdote Luis Montenegro, de 77 anos.

09 - Irmã Karen Klimczak, de 62 anos, foi assassinada em Búfalo, Nova York (Estados Unidos), a 14 de Abril.

10 - Em Isiolo (Quénia), foi morto em Abril o sacerdote Galgalo Boru.

11 - O sacerdote Jorge Piñango Mascareño, subsecretário da Conferência Episcopal Venezuelana, foi encontrado morto a 24 de Abril em Caracas.

12 - De origem brasileira, o sacerdote diocesano de 44 anos José Carlos Cearense foi encontrado morto, a 9 de Maio, na casa paroquial junto à igreja Santa Maria dos Anjos, em Delta, Minas Gerais (Brasil).

13 - Jude Kimeli Kilbor, sacerdote queniano de 57 anos, trabalhava na pastoral carcerária havia cinco anos quando foi encontrado morto a 11 de Maio em Eldoret.

14 – O franciscano Luis Alfonso Herrera Moreno, colombiano de 46 anos, foi assassinado a pedradas em Bonda (Colômbia), a 28 de Junho.

15 – O sacerdote John Mutiso Kivaya, de 35 anos, queniano, foi assassinado em Tala, a 31 de Julho.

16 - Na Nigéria, morreu a 4 de Agosto o sacerdote Chidi Okorie, de 31 anos.

17 - O irmão Augustine Taiwa, de 40 anos, da Ordem Hospitalar de São João de Deus, foi morto a 28 de Agosto, em Papua Nova Guiné.

18 - Missionária da Consolata, irmã Leonella Sgorbati, de 66 anos, foi assassinada a 17 de Setembro em Mogadíscio, Somália.

19 - Sacerdote salvadorenho de 53 anos, Ricardo Antonio Romero foi assassinado a 25 de Setembro em El Salvador.

20 - Pascal Koné Naougnon, sacerdote de 51 anos da diocese de El Callao (Peru), foi assassinado a 31 de Outubro em Divo, Costa do Marfim.

21 e 22 - O padre Waldyr dos Santos, jesuíta brasileiro de 69 anos, e a voluntária leiga portuguesa Idalina Neto Gomes, de 30 anos, foram assassinados a 6 de Novembro por um grupo de homens armados que atacaram a residência de Angonia, na província de Tete (Moçambique).

23 - O leigo Jacob Fernández, administrador da livraria anexa ao Santuário do Monte de San Tommaso a Chennai, no estado de Tamil Nadu (Índia), foi morto a 26 de Novembro enquanto trabalhava.

24 - Cooperador salesiano na Guatemala, Johnny Morales, de 34 anos, foi assassinado a 8 de Dezembro, vítima de uma emboscada quando deixava o trabalho.

(RONNY MARINOTO)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados