Página Inicial







Mundo: Famílias e sociedades inclusivas
15 de Maio de 2018

Nesta terça-feira, 15 de maio, celebra-se o Dia Internacional das Famílias inspirado pelo tema «Famílias e sociedades inclusivas».

 

Apesar do facto de as famílias em todo o mundo terem se transformado nas últimas décadas, como resultado de tendências globais e mudanças demográficas, as Nações Unidas (ONU) ainda consideram a família como a unidade básica da sociedade.

 

A administração da ONU quer que todos os países reconheçam o mesmo valor a uma família construída sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher e aquela baseada no relacionamento entre dois homens ou duas mulheres. E isso, às vezes, contra a cultura e a vontade da nação. O Dia Internacional das Famílias, em qualquer caso, oferece a oportunidade de promover o conhecimento dos problemas relacionados às famílias e aumentar o conhecimento dos processos sociais, económicos e demográficos que os afetam.

 

O Dia das Famílias 2018 também destaca o papel das famílias para o cumprimento da meta 16 dos «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável». A meta foca em Paz, Justiça e Instituições Fortes. De acordo com a ONU, as famílias são essenciais para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas.

 

Já o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) lembra que as famílias são mais fortes quando têm acesso a serviços de saúde, à educação e podem contribuir para as suas comunidades.

 

Vários países celebram a data com eventos ou programas especiais nas emissoras de rádio e de televisão. Na sede da ONU, em Nova Iorque, um debate vai focar nas famílias e sociedades inclusivas, sendo que as comunidades indígenas serão tema de um dos painéis.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados