Página Inicial







Polónia: 24ª Conferência da ONU sobre mudança climática
3 de Dezembro de 2018

De 2 a 14 de dezembro, decorre na cidade de Katowice, na Polónia, a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24).

 

Milhares de representantes incluindo líderes mundiais, especialistas, ativistas, pensadores criativos, do setor privado e de comunidades locais se reúnem para trabalhar num plano coletivo para colocar em ação os compromissos assumidos por todos os países do mundo em Paris em 2015.

 

O Acordo de Paris, que oferece ao mundo a única opção viável para lidar com a mudança climática, foi ratificado por 183 países e entrou em vigor em novembro de 2016.

 

O principal compromisso do acordo é limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2 ºC e promover um esforço para que o aumento da temperatura não ultrapasse 1,5 °C.

 

De acordo com o «Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas» (Ipcc), mantendo o aquecimento global a não mais do que 1,5 °C acima da média global dos níveis pré-industriais ajudará a afastar os danos devastadores permanentes para o planeta e as pessoas.

 

Mensagem do Papa

Em mensagem dirigida aos participantes da Conferência, o Papa Francisco escreveu que “a COP24 pode ser um marco miliário no caminho traçado pelo Acordo de Paris de 2015”.

 

De acordo com Francisco, “todos os governos deveriam esforçar-se para honrar os compromissos assumidos em Paris, a fim de evitar as piores consequências da crise climática. «A redução de gases com efeito de estufa requer honestidade, coragem e responsabilidade, sobretudo dos países mais poderosos e mais poluidores» (ibid., n. 169). Não podemos permitir-nos perder tempo neste processo”.

 

O Santo Padre referiu ainda que “o confronto e o compromisso a favor da nossa casa comum deve reservar um espaço de relevo a dois grupos de pessoas que estão na primeira linha no desafio ecológico integral e que estarão no centro dos dois próximos Sínodos da Igreja católica: os jovens e os povos indígenas, de maneira particular os da Amazónia”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados