Página Inicial







Roma: Missa de Ação de Graças pela canonização dos pastorinhos
19 de Maio de 2017

A Basílica de São Pedro, em Roma, vai acolher no sábado, 20 de maio, uma celebração de ação de graças pela canonização dos pastorinhos presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, perfeito da congregação para a Causa dos Santos.

 

A eucaristia será celebrada às 10h00 (9h00 em Portugal) e precede uma conferência sobre a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto na aula Magna da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

 

Em Fátima, depois da visita do Papa Francisco no mês de maio, aproximam-se outras grandes peregrinações no Santuário. Cinco dessas peregrinações assinalam as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Francisco, Lúcia e Jacinta e são designadas peregrinações internacionais aniversárias.

 

No próximo mês de junho o Santuário de Fátima irá receber três grandes peregrinações. A primeira, nos dias 9 e 10 de junho, será a 39º Peregrinação das Crianças, sob o lema “Senhora do Rosário, mais brilhante que o Sol”. Trata-se de uma das mais importantes do Santuário de Fátima, pelo número expressivo de crianças que reúne, oriundas de todas as dioceses do país. Este ano será presidida por D. António Marto.

 

No dia 12 e 13 de junho celebra-se a segunda peregrinação internacional aniversária que tem como tema “Glória a Ti Rainha da Paz”, e será presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo Metropolitano de Génova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana. Esta peregrinação evoca a segunda aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e trará a Fátima um enorme grupo de peregrinos italianos.

 

Ainda antes de terminar o mês de junho, o Santuário de Fátima receberá a peregrinação nacional do Líbano, a 24 e 25 de junho.

 

A peregrinação nacional do Líbano levará ao Santuário de Fátima 10.000 peregrinos. O responsável por esta peregrinação é o P. Khalil Alwan, diretor do Santuário Nossa Senhora do Líbano - Harissa. O Patriarca, Elias Hoyek, presidirá ao terço das 21h30 no dia 24, na Capelinha das Aparições.

 

Na terceira peregrinação internacional aniversária, em julho (dias 12 e 13), mês em que Nossa Senhora apareceu pela terceira vez aos três pastorinhos, que terá como tema “Terna mãe, Senhora Nossa”, o presidente será D. Paolo Pezzi, Arcebispo de Moscovo.

 

D.  Rino Fisichella, presidente do Pontíficio Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidirá à peregrinação internacional aniversária de agosto, também conhecida como a peregrinação dos migrantes na medida em que coincide com a peregrinação nacional dos migrantes, promovida pela Obra Católica das Migrações. Esta peregrinação internacional aniversária terá como tema “Santa Maria, Mãe de Deus”.

 

No mês de setembro o Santuário de Fátima celebra a quinta peregrinação internacional aniversária com o  tema “Mãe da Igreja, rogai por nós” e será presidida pelo Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário-mor do Supremo Tribunal da Penitenciaria.

 

Dias depois o Santuário de Fátima acolherá a peregrinação nacional da República Checa. O Apostolado Mundial de Fátima da República Checa, traz ao Santuário Mariano da Cova da Iria 15 bispos, 90 padres, 100 religiosos e 340 membros do Apostolado Mundial de Fátima. Será, porventura, uma das comitivas mais numerosas previstas para este ano do centenário das aparições na Cova da Iria.

 

A última peregrinação internacional aniversária será no mês de outubro, e será presidida por D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima e o tema da peregrinação será “Maria, Estrela da Evangelização”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados